ARTE – FOTOGRAFIA – EADWEARD MUYBRIDGE – 1830 – 1904.

SEM ARTE NÃO DÁ!

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE CONTEMPORÂNEA INTERDISCIPLINAR – INSCREVA-SE ENVIANDO SEU NOME COMPLETO E TELEFONE PARA CONTATO PARA O E-MAIL

luilopreti@hotmail.com.

Muybridge foi um Fotógrafo Inglês. Em 1855 mudou-se para São Francisco ( EUA ) começando sua carreira como Fotógrafo, mas devido um acidente voltou para a Inglaterra, retornando aos EUA em 1866. Na volta especializou-se em fotografias de paisagens e aspéctos arquitetônicos. Em 1867 fotografou o Yosemite National Park, revelando as reais dimensões e beleza do oeste americano. Fotografou em seguida as expedições do Exército no Alaska recém adquirido pelos EUA. Trabalhou ainda para a California Geological Survey e para a Central Pacific Railroad. Desenvolveu um processo para captação instantânea de imagens e com a ajuda da invenção de John D. Isaacs ( disparador elétrico fora da câmera ), conseguiu capturar imagens com movimentos em primeiro plano, tendo como motivos os cavalos de corrida. Pesquisador dos movimentos na imagem inventou o Zoopraxiscópio com imagens em movimento real, com inúmeras câmeras,  tornando a invenção precursora da película. Participou da World`s Columbian Exposition em 1893 expondo seu invento para um público pagante. Considerado, por suas pesquisas, como um dos pioneiros do nascimento do Cinema, foi um grande pesquisador da ciência Biomecânica.

MUYBRIDGE.

MUYBRIDGE.

MUYBRIDGE - HOMEM CORRENDO.

MUYBRIDGE - HOMEM CORRENDO.

MUYBRIDGE - BÚFALO GALOPANDO.

MUYBRIDGE - BÚFALO GALOPANDO.

MUYBRIDGE - GALOPE.

MUYBRIDGE - GALOPE.

MUYBRIDGE - SALTADOR.

MUYBRIDGE - SALTADOR.


ARTE – CINEMA – WILLIAM A. WELLMAN – 1896 – 1975

SEM ARTE NÃO DÁ!

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE CONTEMPORÂNEA INTERDISCIPLINAR – OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR NOME COMPLETO E TELEFONE PARA CONTATO PARA O E-MAI

luilopreti@hotmail.com

William Augustus Welman foi um Diretor de Cinema dos EUA. Estudfou na Escola Secundária de Newton, Massachusetts, de onde foi expulso. Alistou-se na Primeira Guerra Mundial participando como piloto combatente. Após a Guerra, foi convidado pelo Ator Douglas Fairbanks a participar de alguns filmes como Ator como em ” Evangeline ” de 1919.  Preferindo o trabalho como Diretor, a partir de 1920, fez alguns filmes de baixo orçamento até ser convidado pela Paramont, em 1927,  para realizar ” Wings “ ganhando o ” Oscar de Melhor Filme “. Entre seus trabalhos relevantes podemos citar ” The Public Enemy ” de 1931, a primeira versão de ” A Star is Born ” de 1937, ” Beau Geste ” com Gary Cooper em 1939 e ” The Story of G.I.Joe ” de 1945. Além de ter obtido fama por ter dirigido a primeira produção a receber um ” Oscar ” ( com ” Wings ” ), Wellman notabilizou-se pelo trabalho com os gêneros populares de Cinema como filmes policias, de aventuras e de ação.

WILLIAM WELLMAN

WILLIAM WELLMAN

WILLIAM WELLMAN - CARTAZ DE WINGS, 1927.

WILLIAM WELLMAN - CARTAZ DE WINGS, 1927.

WILLIAM WELLMAN - CENA DE WINGS, 1927.

WILLIAM WELLMAN - CENA DE WINGS, 1927.

WILLIAM WELLMAN - NO SET DO FILME " YOUNG EAGLES ", 1930.

WILLIAM WELLMAN - NO SET DO FILME " YOUNG EAGLES ", 1930.

WILLIAM WELLMAN - A STAR IS BORNA - COM JANET GAYNOR - 1937.

WILLIAM WELLMAN - A STAR IS BORNA - COM JANET GAYNOR - 1937.

WILLIAM WELLMAN - BEAU GESTE, 1939.

WILLIAM WELLMAN - BEAU GESTE, 1939.


ARTE – PINTURA – ALBERT MARQUET – 1875 – 1947

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR EM PARIS E VIENA ” VIVÊNCIAS ” – OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR TELEFONE PARA CONTATO PARA O E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

Albert Marquet foi um Pintor Francês. Nascido em Bordéus, mudou-se para Paris em 1890 ingressando na Escola de Arte Decorativas onde conheceu Henri Matisse. Estudou logo depois na École des Beaux Arts com o Pintor Gustave Moreau de quem herdou certo pragmatismo nas suas composições, como o manutenção do recurso da perspectiva. Identificado com o Impressionismo participou com obras em varias edições do ” Salon des Independants “, destacando-se pela pesquisa luminosa. Em seguida, junto com o grupo de Matisse, André Derain e George Roault, participou de edições do ” Salon d`Automne “, no qual surgiu o apelido ” Fauves ” ( Feras ), nascendo assim o Fauvismo ( Expressionismo na França ). Uma de suas predileções, a Pintura de paisagem urbana, o levou para inúmeros lugares como a Tunísia, Itália e Alemanha. Ainda entre suas preferências temáticas importantes vemos a profunda visão das paisagens do campo e do mar. Sempre utilizou a perspectiva como técnica mas optando por sua simplificação, com mínimos elementos dispostos livres na medida da sua descoberta do Cubismo e da Abstração. No final da vida voltou a retratar seus motivos com a representação Realista particularmente os Nus.

ALBERT MARQUET - BILBOARDS AT TROUVILLE, 1905.
ALBERT MARQUET – BILBOARDS AT TROUVILLE, 1905.

ALBERT MARQUET - RIVER SCENE, 1905.

ALBERT MARQUET - RIVER SCENE, 1905.

ALBERT MARQUET - LA PLAGE DE FECAMP, 1906.
ALBERT MARQUET – LA PLAGE DE FECAMP, 1906.

ALBERT MARQUET - FISHING BOATS, 1906.

ALBERT MARQUET - FISHING BOATS, 1906.

ALBERT MARQUET - VIEW OF SAINT JEAN DE LUZ, 1907.

ALBERT MARQUET - VIEW OF SAINT JEAN DE LUZ, 1907.

ALBERT MARQUET - JARDIN AU PYLA, 1935.

ALBERT MARQUET - JARDIN AU PYLA, 1935.


CURSO DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR ” VIVÊNCIAS ” EM PARIS E VIENA – MATRÍCULAS ABERTAS – SAÍDA 22 DE JUNHO DE 2012..

ARTE AMPLIA O OLHAR

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA EM PARIS E VIENA COM O ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO COM DURAÇÃO DE 12 DIAS ( SEIS EM VIENA E SEIS EM PARIS )  E SAÍDA DE SÃO PAULO PREVISTA PARA 22 DE JUNHO

GARANTA SUA VAGA PARA O CURSO ENTRANDO EM CONTATO COM A AGÊNCIA OPERADORA DA VIAGEM MRTRAVEL TELEFONES ( 011 ) 2157 4418 OU ( 011 ) 2848 9848 ( FALAR COM ALEXANDRE )

OU ENVIANDO SEU NOME COMPLETO E TELEFONE DE CONTATO PARA O E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

AUGUSTE HERBIN - COMPOSITION - 1925.

AUGUSTE HERBIN - COMPOSITION - 1925.

PROGRAMA

ARTE MODERNA

1- IMPRESSIONISMO, PÓS-IMPRESSIONISMO E ART NOUVEAU – VAN GOGH, CEZANNÉ E GAUGIN;

2- EXPRESSIONISMO E FAUVISMO – EGON SCHIELLE E HENRI MATISSE;

3- A REVOLUÇÃO CUBISTA – PABLO PICASSO, GEORGES BRAQUE E FERNAND LÉGER;

4- FUTURISMO E ORFISMO – O ÚLTIMO SALTO EM DIREÇÃO AO ABSTRACIONISMO;

5- SUPREMATISMO E O NASCIMENTO DA ARTE ABSTRATA – VASSILY KANDISNKY;

6- DADA E SURREALISMO – TRISTAN TZARA E ANDRÉ BRETON;

7- GRUPO THE STIJL E ESCOLA BAUHAUS – PIET MONDRIAN E WALTER GROPIUS;

8- ANOS VINTE E A CONVIVÊNCIA DAS VANGUARDAS – O NASCIMENTO DO ESTILO ART DECO;

9- ANOS 20 E 30 E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ARTE.

JUAN GRIS - ARLEQUIM - 1923.

JUAN GRIS - ARLEQUIM - 1923.

ROTEIRO EM VIENA

1- MUSEUM MODERNER KUNST – MUSEU DE ARTE MODERNA;

2- ART NOUVEAU E SECESSÃO E CAFÉ HENRIGER E/OU DEMEL;

3- LEOPOLD MUSEUM E ART DECO;

4- STAATSOPER ( ÓPERA DO ESTADO ) E KUNSTHISTORISCHES MUSEUM ( MUSEU DE BELAS ARTES )

VIENA - ANCIENT KARLSPLATZ - SUBWAY STATION.

VIENA - ANCIENT KARLSPLATZ - SUBWAY STATION.

ROTEIRO EM PARIS

1- MUSÉE DORSAY E CAFÉ DE FLORE COM PERCURSO ART NOUVEAU E DECO;

2- MUSÉE RODIN E CONCERTO NA SAINTE CHAPELLE ( DEBUSSY, SATIE E/OU RAVEL );

3-CENTRE GEORGES POMPIDOU ( MUSEU DE ARTE MODERNA );

4- MUSÉE PICASSO E FUNDAÇÃO CARTIER.

TORRE EIFFEL - PARIS.

TORRE EIFFEL - PARIS.

O ROTEIRO ESTARÁ SUJEITO A ALTERAÇÕES DE ACORDO COM DISPONIBILIDADES DOS LOCAIS NA ÉPOCA DA VIAGEM, SENDO SUBSTITUIDOS POR PROGRAMAÇÃO EQUIVALENTE.



ARTE – ARQUITETURA – RICHARD NEUTRA – 1892 – 1970

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRÍCULAS ABERTAS EM SÃO PAULO PARA OS CURSOS DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR E ARTE CONTEMPORÂNEA INTERDISCIPLINAR – ENVIE SEU NOME E TELEFONE PARA CONTATO PARA O E-MAIL

luilopreti@hotmail.com


Richard Neutra foi um Arquiteto Austríaco. Estudou Arquitetura na Universidade Técnica de Viena, onde foi aluno do genial modernista Adolf Loos. Em 1921 foi contratado por Erich Mendelson, desenvolvendo vários projetos. Em 1923, fascinado pela Arquitetura de Frank Lloyd Wright migra para os EUA para trabalhar, por um curto período com o grande mestre. Dois anos mais tarde muda-se para Los Angeles e executa um de seus trabalhos mais icônicos ” Jardinette Apartments ” ( 1927 ), destacando-se com as características do que viria a ser considerado ”  Estilo Internacional ” nos anos 30. Construiu para o Dr. Philip Lovell a ” Casa de Saúde ” ( 1927 ), obtendo grande reconhecimento por suas inovações – seja técnicamente ( estruturas de aço revestidas por material sintético ) ou filosoficamente, considerando a incorporação da natureza como benefício geral ao bem estar humano. Paralelamente desenvolveu os interiores com notáveis projetos de Design como podemos ver na sua cadeira ” Boomerang Chair ” ( 1942 ). Sua Arquitetura é um exemplo de essência das formas abstratas e de integração do homem com a natureza, como podemos perceber na sua definição - ” Colocar o Homem em contato com a Natureza; é a maneira dele melhor desenvolver e sentir-se em casa. ” Entre suas obras de destaque temos a ” Lovell Health House ” ( 1929 ), sua própria residência, a ” Kauffman House ” ( 1946 ) e a Moore House ( 1952 ). Além de residências projetou prédios públicos como o ” Channel Height ” ( 1932 ), o ” L.A.Hall of Records ( 1961/62 ), a ” Emerson High School ” ( 1938 ) e a ” Fine Arts Building at Cal State Northrigdge ” ( 1961 ).

RICHARD NEUTRA
RICHARD NEUTRA

RICHARD NEUTRA - JARDINETTE APARTMENTS, 1927.
RICHARD NEUTRA – JARDINETTE APARTMENTS, 1927.

RICHARD NEUTRA - LOVELL HEALTH HOUSE, 1929.
RICHARD NEUTRA – LOVELL HEALTH HOUSE, 1929.

RICHARD NEUTRA - KUN HOUSE, 1936.
RICHARD NEUTRA – KUN HOUSE, 1936.

RICHARD NEUTRA - BOOMERANG CHAIR, 1942.

RICHARD NEUTRA - BOOMERANG CHAIR, 1942.

RICHARD NEUTRA - KAUFFMAN HOUSE, 1946.
RICHARD NEUTRA – KAUFFMAN HOUSE, 1946.

RICHARD NEUTRA - L.A.HALL OF RECORDS, 1961/62.

RICHARD NEUTRA - L.A.HALL OF RECORDS, 1961/62.


ARTE – CINEMA – OS IRMÃOS LUMIÉRE – AUGUSTE ( 1862-1954 ) E LOUIS ( 1864-1948 )

SEM ARTE NÃO DÁ!

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSOS DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR E ARTE CONTEMPORÂNEA INTERDISCIPLINAR – INÍCIO SÁBADO DIA 3 DE MARÇO.

OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR NOME COMPLETO E TELEFONE PARA CONTATO PARA O E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

Os irmãos Franceses Auguste Marie Louis Nicholas Lumiére e Louis Jean Lumiére foram os inventores do ” CINEMATOGRAPHE “ ( Cinematógrafo ) – máquina de filmar e projetor de Cinema. Junto com Georges Méliès ( criador do Cinema de Ficção ) são considerados os pais do Cinema.

A primeira apresentação do Cinematógrafo ocorreu em 28 de Dezembro de 1895, no primeiro Cinema, o ” Eden “, mas sua popularização e maior divulgação ocorreu na apresentação no ” Grand Café ” em Paris, com a apresentação de 10 filmes, entre eles ” La Sortie de I`usine Lumiére à Lyon ” ( A saída da fabrica Lumiére em Lyon ). Entre seus filmes, um dos mais representativos foi ” L`Arrives d`un train en gare de la Ciotat ” ( Chegado do Trem à estação Ciotat ) – provocando panico na platéia com a chegada do trem à Estação como se fosse na sala de projeção. De conteúdos de Documentário, Atualidades ou como experiências Cômicas, produziram também ” Le Dejeuner de Bébé ” ( Almoço do Bebe ) e ” L`Arroseur arrosé ” ( Regador ). Após a invenção do Cinematógrafo, os irmãos Lumiére ainda contribuíram e muito para o desenvolvimento técnico e de linguagem no Cinema, com as invenções do Anticromo ( primeiro processo de colorização da fotografia ) a placa fotografica seca, a fotografia ( 1920 ) e o Cinema ( 1935 em relêvo.

IRMÃOS LUMIÉRE

IRMÃOS LUMIÉRE

IRMÃOS LUMIÉRE - APRESENTAÇÃO DO CINEMATÓGRAFO - 1895.

IRMÃOS LUMIÉRE - APRESENTAÇÃO DO CINEMATÓGRAFO - 1895.


ARTE – DESIGN – KAARE KLINT – 1888 – 1954


ARTE AMPLIA O OLHAR


MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA EM PARIS E VIENA

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENVIE SEU NOME COMPLETO E TELEFONE DE CONTATO PARA O E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

Kaare Klint foi um Designer da Dinamarca. Iniciou sua carreira como aprendiz de marceneiro em 1893, estudando na Escola Técnica de Copenhague no Artist Studio Schools com John Rohde. Simultaneamente aprendeu Arquitetura com seu pai. Nos anos 20 foi Professor de Arquitetura na Academia Real Dinamarquesa de Belas Arte. Seus primeiros projetos  foram móveis e acessórios para o Faaborg Museun em 1914. Nos anos 20 junto com Thorkild Hemingsen e Bentsen Ivar fez a conversão do Hospital Frederik`s no Museu Dinamarques de Design. Nos anos 30, terminou obras inacabadas do seu pai como a Igreja de Grundtviz e projetou a Igreja de Betlehem. Considerou a proporçõ humana como base para a construção de seus projetos com clara predileção por modelos estéticos neo-clássicos dentro da tradição escandinava de essencialização dos motivos. É considerado um dos pioneiros do Design em seu pais.

KaareKlint

KAARE KLINT - FAABORG CHAIR, 1914.
KAARE KLINT – FAABORG CHAIR, 1914.

KAARE KLINT - PROPOLLER CHAIR, 1927.
KAARE KLINT – PROPOLLER CHAIR, 1927.

KAARE KLINT - RED CHAIR, 1927.

KAARE KLINT - RED CHAIR, 1927.

KAARE KLINT - EASY CHAIR, 1930.

KAARE KLINT - EASY CHAIR, 1930.

KAARE KLINT - DECK CHAIR, 1933.

KAARE KLINT - DECK CHAIR, 1933.

KAARE KLINT - CHURCH CHAIR, 1938.

KAARE KLINT - CHURCH CHAIR, 1938.

KAARE KLINT - KLINT LAMPER, 1943.

KAARE KLINT - KLINT LAMPER, 1943.


ARTE – CURSO DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR EM PARIS E VIENA – ” VIVÊNCIAS ” – SAÍDA DIA 22 DE JUNHO DE 2012.

ARTE AMPLIA O OLHAR

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA EM PARIS E VIENA COM O ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

GARANTA SUA VAGA PARA O CURSO ENTRANDO EM CONTATO COM A AGÊNCIA OPERADORA DA VIAGEM MRTRAVEL TELEFONES ( 011 ) 2157 4418 OU ( 011 ) 2848 9848 ( FALAR COM ALEXANDRE )

OU ENVIANDO SEU NOME COMPLETO E TELEFONE DE CONTATO PARA O E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

GEORGES BRAQUE - LANDSCAPE NEAR ANTWERP, 1906.

GEORGES BRAQUE - LANDSCAPE NEAR ANTWERP, 1906.

PROGRAMA

ARTE MODERNA

1- IMPRESSIONISMO, PÓS-IMPRESSIONISMO E ART NOUVEAU – VAN GOGH, CEZANNÉ E GAUGIN;

2- EXPRESSIONISMO E FAUVISMO – EGON SCHIELLE E HENRI MATISSE;

3- A REVOLUÇÃO CUBISTA – PABLO PICASSO, GEORGES BRAQUE E FERNAND LÉGER;

4- FUTURISMO E ORFISMO – O ÚLTIMO SALTO EM DIREÇÃO AO ABSTRACIONISMO;

5- SUPREMATISMO E O NASCIMENTO DA ARTE ABSTRATA – VASSILY KANDISNKY;

6- DADA E SURREALISMO – TRISTAN TZARA E ANDRÉ BRETON;

7- GRUPO THE STIJL E ESCOLA BAUHAUS – PIET MONDRIAN E WALTER GROPIUS;

8- ANOS VINTE E A CONVIVÊNCIA DAS VANGUARDAS – O NASCIMENTO DO ESTILO ART DECO;

9- ANOS 20 E 30 E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ARTE.

CLAUDE MONET - CORNER OF THE GARDEN AT MONTGERON, 1876.

CLAUDE MONET - CORNER OF THE GARDEN AT MONTGERON, 1876.

ROTEIRO EM VIENA

1- MUSEUM MODERNER KUNST – MUSEU DE ARTE MODERNA;

2- ART NOUVEAU E SECESSÃO E CAFÉ HENRIGER E/OU DEMEL;

3- LEOPOLD MUSEUM E ART DECO;

4- STAATSOPER ( ÓPERA DO ESTADO ) E KUNSTHISTORISCHES MUSEUM ( MUSEU DE BELAS ARTES ).

KARL SCHMIDT ROTTLUFF - PHARISEES, 1912.

KARL SCHMIDT ROTTLUFF - PHARISEES, 1912.

ROTEIRO EM PARIS

1- MUSÉE DORSAY E CAFÉ DE FLORE COM PERCURSO ART NOUVEAU E DECO;

2- MUSÉE RODIN E CONCERTO NA SAINTE CHAPELLE ( DEBUSSY, SATIE E/OU RAVEL );

3-CENTRE GEORGES POMPIDOU ( MUSEU DE ARTE MODERNA );

4- MUSÉE PICASSO E FUNDAÇÃO CARTIER.

O ROTEIRO ESTARÁ SUJEITO A ALTERAÇÕES DE ACORDO COM DISPONIBILIDADES DOS LOCAIS NA ÉPOCA DA VIAGEM, SENDO SUBSTITUIDOS POR PROGRAMAÇÃO EQUIVALENTE.



ARTE – ESCULTURA – ROBERT SMITHSON – 1938 – 1973

ARTE RENOVA O OLHAR

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR EM SÃO PAULO – AULAS AOS SÁBADOS DAS 14:30 AS 16HS – INÍCIO 28 DE JANEIRO –

MAIS INFORMAÇÕES ENVIANDO SEU NOME COMPLETO E TELEFONE PARA CONTATO PARA O EMAIL

luilopreti@hotmail.com


Robert Smithson foi um Escultor dos EUA> Estudou na Art Students League em Nova York. Seus primeiros trabalhos mostram uma preocupação formal intensa no universo da POP ART, para, em seguida identificar-se com o Movimento Minimalista. Com folhas de vidro e Neon, desenvolveu trabalhos explorando suas possibilidades de espelhamento e refração ” Chambers Enantiomorphic “. É considerado um dos maiores expoentes da Land Art, após publicar um ensaio na Revista Artforum ” A sedimentação da menta. Projetos Terra “. O tempo e o movimento fazem parte do desenvolvimento da sua Poética. Elaborou o conceito de Intervenção Urbana e na Paisagem como um novo formato artístico, como podemos ver numa de suas obras de maior destaque ” Spiral Jetty ” de 1970. Entre suas ” metáforas de linguagem ”  enplorou os conceitos ” dentro e fora “, ” da ordem para o caos ” sempre relativizando as polaridades entre natureza e ambiente.

ROBERT SMITHSON

ROBERT SMITHSON

ROBERT SMITHSON - MIRROR VORTEX, 1964.
ROBERT SMITHSON – MIRROR VORTEX, 1964.

ROBERT SMITHSON - SEM TÍTULO, 1965.
ROBERT SMITHSON – SEM TÍTULO, 1965.

ROBERT SMITHSON - TERMINAL, 1966.
ROBERT SMITHSON – TERMINAL, 1966.

ROBERT SMITHSON - PLUNGE, 1966.

ROBERT SMITHSON - PLUNGE, 1966.

ROBERT SMITHSON - SPIRAL JETTY, 1970.

ROBERT SMITHSON - SPIRAL JETTY, 1970.

ROBERT SMITHSON - CIRCULO QUEBRADO, 1971, EMMEN, HOLANDA.

ROBERT SMITHSON - CIRCULO QUEBRADO, 1971, EMMEN, HOLANDA.


ARTE – PINTURA – GINO SEVERINI – 1883 – 1966.

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA EM PARIS E VIENA – SAÍDA 22 DE JUNHO DE 2012.

MAIS INFORMAÇÕES ENVIANDO SEU NOME COMPLETO E TELEFONE PARA CONTATO NO E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

Gino Severini foi Pintor, Escultor e Artista Gráfico Italiano. Estudou na Villa Medici em Roma, onde conheceu dois dos principais expoentes do Futurismo Italiano: Giacomo Balla e Umberto Boccioni. Fascinado pelos pós-Impressionistas Seurat e Signac, mudou-se para Paris em 1906. Em 1910, foi convidado pelo poeta Marinetti para participar do Movimento Futurista ao qual se engajou assinando o Manifesto Futurista em 11 de Fevereiro. Elaborou a representação do corpo humano em movimento, particularmente na descontração dos Cabarés e nos ensaios de Dança. Lapidação das formas e simultaneísmo são características da sua obra seguidas pela essencialização e geometrização a partir de 1915. Nos anos 20 e 30, desenvolveu grandes Murais e Mosaicos públicos. Hoje podemos encontrar parte de sua obra em Milão, na Coleção Gianni Mattioli e em Roterdam, no Museu Boynans-van Beuningen.

GINO SEVERINI

GINO SEVERINI

GINO SEVERINI - DYNAMIC HIEROGLYPHIC OF THE BAL TABANN, 1912.

GINO SEVERINI - DYNAMIC HIEROGLYPHIC OF THE BAL TABANN, 1912.

GINO SEVERINI - BLUE DANCER, 1912.

GINO SEVERINI - BLUE DANCER, 1912.

GINO SEVERINI - VISUAL SYNTHESIS OF THE IDEA, WAR, 1914.

GINO SEVERINI - VISUAL SYNTHESIS OF THE IDEA, WAR, 1914.

GINO SEVERINI - SUBURBAN TRAIN ARRIVING IN PARIS, 1915.

GINO SEVERINI - SUBURBAN TRAIN ARRIVING IN PARIS, 1915.