EXPRESSIONISMO – A DRAMATICIDADE

Movimento não caracterizado por manifestos e sim por identidade com a expressividade dramática, o Expressionismo, teve como inspiradores dois artístas precursores da modernidade na Pintura - Van Gogh e Paul Gauguin.

Entre seus primeiros artístas temos Edvard Munch, desenvolvendo uma poética profunda da realidade interior,  cheia de  intensidade dramática.

EDVARD MUNCH - Madonna, 1895

EDVARD MUNCH - Madonna, 1895

A reação contra a superficialidade da vida na primeira grande aparição da classe burguesa, agora rica e culta na plena Belle Époque, as questões sociais em pauta no final do século XIX, a nostalgia dos artístas por sua terra natal deixada muitas vezes de maneira brutal, o romantismo, a questão da identidade alemã, além de inúmeras outras fontes, formavam um caldo cultural propício às investigações temáticas dos Expressionistas.

Como exemplo, podemos ver na Pintura de James Ensor, o Homem reduzido a sua máscara.

JAMES ENSOR - Masks Confronting Death, 1888

JAMES ENSOR - Masks Confronting Death, 1888


This entry was posted on sexta-feira, dezembro 4th, 2009 at 2:31 and is filed under Arte Moderna. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Respostas to “EXPRESSIONISMO – A DRAMATICIDADE”

  1. Luciana Abreu Says:

    Lopreto

    Parabéns pelo site!! Está muito legal e é uma ferramenta ótima para conhecermos um pouco mais sobre a arte e grandes obras de todos os tempos. Juntamente com as suas aulas que sempre nos trazem uma visão nova, diferente e inovadora de refletir sobre a arte!
    Aproveito para deixar aqui uma pergunta: eu estava conhecendo a obra de Mark Rothko (1903 – 1970), artista consagrado por sua pintura abstrata e fiquei em dúvida se ele pode ser considerado um artista moderno expressionista (?), fiquei muito impressionada pela dramaticidade de sua obra. É isso!
    Um beijo grande e continue em frente com site, seus alunos agradecem!!

    Lu Abreu

  2. lopreto Says:

    Olá Luciana – tudo bem?!
    Obrigado pelos elogios sobre o site!
    Sobre Mark Rothko – é um artísta abstrato não geométrico e considerado dentro da estética Abstrata Expressionista. Este foi o momento do desdobramento entre Arte Moderna e Contemporânea – embora estas fronteiras são discutíveis. Considero, particularmente o pós- guerra como o desencadeador da Arte Contenporânea – vc vai ver logo mais no final do programa de Arte Moderna Multidisciplinar.
    Um abra̤o РLopreto.

Leave a Reply