ARTE – PINTURA – ALBERT MARQUET – 1875 – 1947

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR EM PARIS E VIENA ” VIVÊNCIAS ” – OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR TELEFONE PARA CONTATO PARA O E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

Albert Marquet foi um Pintor Francês. Nascido em Bordéus, mudou-se para Paris em 1890 ingressando na Escola de Arte Decorativas onde conheceu Henri Matisse. Estudou logo depois na École des Beaux Arts com o Pintor Gustave Moreau de quem herdou certo pragmatismo nas suas composições, como o manutenção do recurso da perspectiva. Identificado com o Impressionismo participou com obras em varias edições do ” Salon des Independants “, destacando-se pela pesquisa luminosa. Em seguida, junto com o grupo de Matisse, André Derain e George Roault, participou de edições do ” Salon d`Automne “, no qual surgiu o apelido ” Fauves ” ( Feras ), nascendo assim o Fauvismo ( Expressionismo na França ). Uma de suas predileções, a Pintura de paisagem urbana, o levou para inúmeros lugares como a Tunísia, Itália e Alemanha. Ainda entre suas preferências temáticas importantes vemos a profunda visão das paisagens do campo e do mar. Sempre utilizou a perspectiva como técnica mas optando por sua simplificação, com mínimos elementos dispostos livres na medida da sua descoberta do Cubismo e da Abstração. No final da vida voltou a retratar seus motivos com a representação Realista particularmente os Nus.

ALBERT MARQUET - BILBOARDS AT TROUVILLE, 1905.
ALBERT MARQUET – BILBOARDS AT TROUVILLE, 1905.

ALBERT MARQUET - RIVER SCENE, 1905.

ALBERT MARQUET - RIVER SCENE, 1905.

ALBERT MARQUET - LA PLAGE DE FECAMP, 1906.
ALBERT MARQUET – LA PLAGE DE FECAMP, 1906.

ALBERT MARQUET - FISHING BOATS, 1906.

ALBERT MARQUET - FISHING BOATS, 1906.

ALBERT MARQUET - VIEW OF SAINT JEAN DE LUZ, 1907.

ALBERT MARQUET - VIEW OF SAINT JEAN DE LUZ, 1907.

ALBERT MARQUET - JARDIN AU PYLA, 1935.

ALBERT MARQUET - JARDIN AU PYLA, 1935.


This entry was posted on segunda-feira, março 26th, 2012 at 18:15 and is filed under Arte Moderna. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply