ARTE – PABLO PICASSO 1881 – 1973

 

Pintor, desenhista, artísta gráfico, escultor e ceramista, Picasso tornou-se um dos artístas mais versáteis do século XX. Sua ida para Paris em 1900, colocou-o diante da maior oportunidade da sua vida, o contato com as obras dos grandes mestres, particularmente Paul Cezanné.

Com formação acadêmica na Espanha, mas já inquieto com o rigor do academicismo, abraçou as novidades da vanguarda Expressionista redimensionando o papel da temática dramática – a princípio com a fase “Azul” ( 1901-1904 ) e posteriormente a fase “Rosa”.

O contato com a obra do mestre Cezanné porém, foi decisiva para a consolidação de sua linguagem plástica - proporcionando  o entendimento sobre a necessidade da estruturação das imagens. Esta revelação foi decisiva em sua obra, como na de Braque, desencadeando o Cubismo.  

PABLO PICASSO - Absinthe Drinker, 1901

PABLO PICASSO - Absinthe Drinker, 1901


This entry was posted on sábado, dezembro 26th, 2009 at 19:01 and is filed under Arte Moderna. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Respostas to “ARTE – PABLO PICASSO 1881 – 1973”

  1. Andrea Says:

    Oi, Lú! Saudades da sua aula… Que maravilha poder ter um pouqinha dela aqui!
    Bjs.
    Andrea Angelotti

  2. Cibelle Says:

    Das gefällt mir zuviel ! Wunderbar !!!!!

Leave a Reply