ARTE – MUSICA/PINTURA – LUIGI RUSSOLO – 1883 – 1947

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRÍCULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS – DIA 2 DE OUTUBRO – OS INTERESSADOS,  DEVEM ENVIAR NOME COMPLETO E TELEFONE PARA CONTATO PARA O E-MAIL

luigilopreto@hotmail.com


Luigi Russolo foi um Compositor e Pintor Futurista Italiano. Foi Pioneiro da Musica Experimental na Vanguarda Futurista como Autor e Compositor do Manifesto ” The Art of Noises ” em 1913. A partir deste momento, tornou-se um dos teóricos que desencadeou os estudos e a criação da Musica Eletrônica. Ficou conhecido por incorporar os ruídos na composição na busca de uma complexidade sonora. Classificou os ” ruídos “ em seis categorias incorporados as composições como novas possibilidades com sons como os rugidos – trovões, explosões e tiros – assobios – sussurros, murmúrios – quedas, rapagem – percursão com madeira, metais, pedras e cerâmicas – e finalmente, vozes humanas ou de animais. Somava estas novas sonoridades com uma invenção chamada ” Intonarumori ” que reproduzia os barulhos da afinação de uma Orquestra, como no ” Gran Concerto Futuristico ” de 1917. Seu trabalho de Pintura reproduzia de forma traduzida sua pesquisa e realização sonora com a máxima do Futurismo  que foi o Movimento e a Velocidade.

LUIGI RUSSOLO

LUIGI RUSSOLO

LUIGI RUSSOLO - MUSICA, 1911.

LUIGI RUSSOLO - MUSICA, 1911.

LUIGI RUSSOLO - THE REVOLT, 1911.

LUIGI RUSSOLO - THE REVOLT, 1911.

LUIGI RUSSOLO - COMPENETRAZIONE DI CASELUCECIELO

LUIGI RUSSOLO - COMPENETRAZIONE DI CASELUCECIELO


This entry was posted on terça-feira, setembro 20th, 2011 at 17:32 and is filed under Arte Moderna. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply