ARTE – FOTOGRAFIA – HENRI CARTIER BRESSON 1908 – 2004

 

A palavra fotografia vem do grego ” desenhar com luz “.

A primeira fotografia é atribuída ao francês Joseph Nicephore Niépce, embora saibamos que foi um longo processo de conquistas e de avanços tecnológicos para chegarmos propriamente às primeiras fotos.

A Fotografia, à princípio, foi utilizada para perpetuar a memória de um instante ou documentar eventos importantes e com o tempo e aperfeiçoamento tornou-se uma possibilidade de linguagem estética, incorporando da Pintura as estruturas compositivas e de Poética.

Um dos primeiros fotografos a conseguir elevar a Fotografia ao status de Arte foi Henri Cartier Bresson, que fez do ” instante decisivo “ muito mais que uma simples reprodução da realidade. Como podemos observar nesta foto, no último ano da II Guerra em Londres - a espera da distribuição da sopa ( ração diária ) pública. 

HENRI CARTIER BRESSON -  Listening to a Soap-Box Orator, Hyde Park, London, 1945

HENRI CARTIER BRESSON - Listening to a Soap-Box Orator, Hyde Park, London, 1945


This entry was posted on sexta-feira, janeiro 8th, 2010 at 0:11 and is filed under Arte Moderna. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply