ARTE – FOTOGRAFIA – ALFRED STIEGLITZ – 1864 – 1946 – PARTE I

 

ARTE TODO DIA FAZ TODA DIFERENÇA 

Fotógrafo Norte-Americano foi o grande incentivador da Fotografia como Arte autônoma.  No final do Século XIX muda-se de Nova York com os pais para a Alemanha onde estudou engenharia mecânica na Technische Hochschule em Berlim. Lá, estudou com Hermann Wilhelm Vogel, especialista e pesquisador da Fotografia.

A partir daí iniciou seu trabalho como Fotógrafo amador, incentivado pelo artísta Wilhelm Hasemann a procurar na natureza seus motivos. Viajou pela Europa fotografando na Alemanha, Itália e Holanda. De volta para Berlim, começou a colecionar livros sobre Fotografia o que se tornaria mais tarde uma das maiores bibliotecas sobre o assunto. A partir de 1887, escreveu para revistas artigos sobre Fotografia amadora, ganhando o primeiro prêmio com a foto ” The Last Joke, Bellagio “ em 1887, sendo requisitado para escrever em várias revistas especializadas pela Europa.

Em 1890 volta para Nova York onde, com ajuda do pai, abriu uma pequena empresa de fotografia. Tambem começou a trabalhar regularmente com o The American Amateur Photographer Magazine. Nesta época ganhou alguns prêmios importantes como o Boston Camera Club, o Photographic Society of Philadelphia e o Society of American Photographers os New York.

( continua na próxima matéria )

ALFRED STIEGLITZ -  Ice Night, New York, 1898

ALFRED STIEGLITZ - Ice Night, New York, 1898

 

 


This entry was posted on quinta-feira, abril 8th, 2010 at 17:29 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Respostas to “ARTE – FOTOGRAFIA – ALFRED STIEGLITZ – 1864 – 1946 – PARTE I”

  1. Gabi Says:

    Então foi ele quem praticamente “começou” a fotografia como arte?
    Ele apoiava que vanguarda?

  2. lopreto Says:

    Olá Gabi….tudo bem?!
    Bem vinda ao site!
    Nunca podemos dizer com certeza quem começou o que. Por isso digo que Stieglitz foi um dos grandes pesquisadores da Fotografia e com certeza um dos maiores divulgadores da Fotografia como linguagem.
    Apoiou in̼meras vanguardas Рcom um objetivo Рtornar a Fotografia uma Arte aut̫nima e incorporar a sabedoria que a revolṳ̣o das vanguardas promovia no desenvolvimento da imagem como composi̤̣o!
    Um Abra̤o РLopreto.

Leave a Reply