ARTE – ESCULTURA – ROBERT SMITHSON – 1938 – 1973

ARTE RENOVA O OLHAR

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR EM SÃO PAULO – AULAS AOS SÁBADOS DAS 14:30 AS 16HS – INÍCIO 28 DE JANEIRO –

MAIS INFORMAÇÕES ENVIANDO SEU NOME COMPLETO E TELEFONE PARA CONTATO PARA O EMAIL

luilopreti@hotmail.com


Robert Smithson foi um Escultor dos EUA> Estudou na Art Students League em Nova York. Seus primeiros trabalhos mostram uma preocupação formal intensa no universo da POP ART, para, em seguida identificar-se com o Movimento Minimalista. Com folhas de vidro e Neon, desenvolveu trabalhos explorando suas possibilidades de espelhamento e refração ” Chambers Enantiomorphic “. É considerado um dos maiores expoentes da Land Art, após publicar um ensaio na Revista Artforum ” A sedimentação da menta. Projetos Terra “. O tempo e o movimento fazem parte do desenvolvimento da sua Poética. Elaborou o conceito de Intervenção Urbana e na Paisagem como um novo formato artístico, como podemos ver numa de suas obras de maior destaque ” Spiral Jetty ” de 1970. Entre suas ” metáforas de linguagem ”  enplorou os conceitos ” dentro e fora “, ” da ordem para o caos ” sempre relativizando as polaridades entre natureza e ambiente.

ROBERT SMITHSON

ROBERT SMITHSON

ROBERT SMITHSON - MIRROR VORTEX, 1964.
ROBERT SMITHSON – MIRROR VORTEX, 1964.

ROBERT SMITHSON - SEM TÍTULO, 1965.
ROBERT SMITHSON – SEM TÍTULO, 1965.

ROBERT SMITHSON - TERMINAL, 1966.
ROBERT SMITHSON – TERMINAL, 1966.

ROBERT SMITHSON - PLUNGE, 1966.

ROBERT SMITHSON - PLUNGE, 1966.

ROBERT SMITHSON - SPIRAL JETTY, 1970.

ROBERT SMITHSON - SPIRAL JETTY, 1970.

ROBERT SMITHSON - CIRCULO QUEBRADO, 1971, EMMEN, HOLANDA.

ROBERT SMITHSON - CIRCULO QUEBRADO, 1971, EMMEN, HOLANDA.


This entry was posted on terça-feira, janeiro 17th, 2012 at 12:37 and is filed under Arte Contemporânea. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply