ARTE – DANÇA – RUDOLF LABAN – 1879 – 1958

 

ARTE EDUCA!

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA ( 2 DE OUTUBRO ) E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS ( 26 DE SETEMBRO )

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Rudolf ( Jean-Baptiste Attila ) Laban, foi Bailarino e Coreógrafo Austro-Húngaro e é considerado um dos maiores teóricos da Dança do Século XX. Estudou Arquitetura na Escola de Belas Artes de Paris, mudando-se em 1909 para Munique, onde passou a dedicar-se totalmente à Arte da Dança. Em 1915, criou o Instituto Coreográfico de Zurique, na Suissa, trbalhando suas concepções corporais no espaço e estruturando geométricamente seu método, que pode ser sintetizado entre a horizontalidade/verticalidade dos movimentos e suas diagonais.

Desenvolveu a Dança Coral para espetáculos de massa, explorando as possibilidades coletivas de interação fisica. Teve como crença a espiritualidade Hermética e Sufista, em evidência no final do Século XIX. Entre 1930 e 34, foi Diretor da Alied State Theatres em Berlim, fugindo do Nazismo em 1937 para ir viver na Inglaterra. Entre seus alunos notáveis temos Mary Wigmam e Sophie Taeuber-Arp e atualmente vemos sua influência nas obras de William Forsythe e Pina Bausch. A influência  da Vanguarda Expressionista colaborou para o desenvolvimento de suas investigações na Dança conferindo-lhe o mérito de ser seu maior representante.

Sua Teoria sobre o movimento baseia-se na composição dos elementos do movimento no espaço e suas combinações,  a qual deu o nome de ” Coreutica “, que se desdobra na criação dos ritmos e dinâmicas coreográficas de nome ” Eukinética “. Sua Teoria teve alcançe em várias áreas da Arte e da Ciencia, influenciando pesquisas na Psicologia, Educação Física, Música, Teatro, Dança, Direção de Ator e Fonoaudiologia.

Laban definiu certa vez definiu sua vocação da seguinte maneira - ” Movi-me pela alegria e pelo júbilo, para expressar toda a beleza e ordem do universo. Através da Dança eu via ordem de todas as coisas. Vi algo que é absolutamente magnífico e que havia uma única forma para expressar tudo isso – o movimento do meu corpo e de minha alma, juntos eles eram capazes de criar um ritmo para o movimento e assim eu dancei”.

 

RUDOLF LABAN

RUDOLF LABAN

 

RUDOLF LABAN - MARY WIGMAN DANÇA LABAN.

RUDOLF LABAN - MARY WIGMAN DANÇA LABAN.

 

RUDOLF LABAM - MÉTODO, MAPA DO MOVIMENTO.

RUDOLF LABAM - MÉTODO, MAPA DO MOVIMENTO.

 


This entry was posted on sábado, setembro 25th, 2010 at 13:28 and is filed under Arte Moderna. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

8 Respostas to “ARTE – DANÇA – RUDOLF LABAN – 1879 – 1958”

  1. Bia Says:

    Glorioso, Lopeto! Quanto talento esse coreógrafo possuia para conseguir fazer a interface entre dança e arquitetura. Genial. Thanks

  2. Bruno C. Simomura Says:

    Oi tudo bom? Em primeiro lugar, gostaria de dizer que acessei o site e gostei muito do conteúdo. Eu também tenho um e gostaria que você me visita-se e desse a sua opinião.

  3. lopreto Says:

    Olá Bruno – tudo bem?!
    Voce poderia mandar o endereço do seu site – gostaria de conhecer.
    Muito obrigado por nos acompanhar!
    Um abraço – Lopreto.

  4. imoveis Says:

    imoveis…

    [...]Curso de História da Arte » Blog Archive » ARTE – DANÇA – RUDOLF LABAN – 1879 – 1958 | Aprendendo Arte com Luiz Roberto Lopreto[...]…

  5. Beatriz Oliveira Says:

    Oi tudo bom? Em primeiro lugar, gostaria de dizer que acessei o site e gostei muito do conteúdo. Eu também tenho uma sugestão que mostrasse mais coisas sobre Rudolf Lanban

  6. lopreto Says:

    Oi Beatriz – tudo bom?!
    Logo que for possível publicaremos nova matéria sobre a importância do método Laban para o desenvolvimento e estruturação da Dança Moderna. Obrigado!

  7. Fernanda Ocanhas Says:

    Olá, eu gostaria de entender se o tema sobre o método Laban será abordado em algum curso ou se tem algum curso específico só com esse tema.

  8. lopreto Says:

    Olá Fernanda – tudo bem?!…Utilizamos informações sobre o Método Laban nas aulas do Curso de Dramaturgia//Cinema, mais particularmente nas aulas de Direção de Ator, onde apresentamos exercícios para o trabalho corporal não só do Teatro mas também alguns métodos de Dança//Abraço!

Leave a Reply