ARTE – DANÇA – KURT JOOSS – 1901 – 1979

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRÍCULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE CONTEMPORÂNEA COM VISITA A BIENAL DE SÃO PAULO – 27 DE OUTUBRO DAS 14 AS 18 HS – OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR NOME C OMPLETO E TELEFONE PARA CONTATO PARA O E-MAIL –

luilopreti@hotmail.com

Kurt Jooss foi Bailarino e Coreógrafo Alemão. Estudou com Rudolf von Laban dançando nas principais coreografias do mestre no início dos anos 20. Em seguida fundou a companhia Die Neue Tanzbuhne, associando-se ao compositor Fritz A. Cohen. Acreditavam na criação e evolução conjunta da peça coreográfica com a música para a construção dramática da cena, viabilizando a unidade das formas na composição. Joos tinha como característica a criação híbrida entre Teatro e Dança, explorando as suas linguagens. Em 1925 com Sigmurd Leeder abriu a Escola de Dança Westfalische Akademie fur Bewegung, Sprache und Musik e no ano seguinte foi a Paris estudar Balé Clássico com a grande Bailarina Lubov Egorova. Em 1927, criou a coreografia ” Dança da Morte “ obtendo sucesso da critica e dos artistas de vanguarda. Entre suas principais obras temos ” A Mesa Verde ” ( 1932 ), que ganhou o Primeiro Prêmio do Concurso Internacional do Archives Internationales de la Danse em Paris. No ano seguinte, com a ascensão do nazismo, fugiu da Alemanha indo para a Holanda e depois para a Inglaterra. E, 1944, criou ” Pandora “ seu mais dramático trabalho sobre os horrores da guerra. Voltou para a Alemanha no final dos anos 40 continuando a coreografar e ministrar aulas, tendo entre seus alunos Pina Bausch.

KURT JOOSS

KURT JOOSS

KURT JOOSS - A MESA VERDE ( 1932 ) - REPRESENTAÇÃO DE 1955.

KURT JOOSS - A MESA VERDE ( 1932 ) - REPRESENTAÇÃO DE 1955.

KURT JOOSS - A MESA VERDE - REPRESENTAÇÃO DO AMERICAN BALLET THEATER EM 2005.

KURT JOOSS - A MESA VERDE - REPRESENTAÇÃO DO AMERICAN BALLET THEATER EM 2005.


This entry was posted on quinta-feira, outubro 25th, 2012 at 10:24 and is filed under Arte Moderna. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply