ARTE – CINEMA – OS IRMÃOS LUMIÉRE – AUGUSTE ( 1862-1954 ) E LOUIS ( 1864-1948 )

SEM ARTE NÃO DÁ!

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSOS DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR E ARTE CONTEMPORÂNEA INTERDISCIPLINAR – INÍCIO SÁBADO DIA 3 DE MARÇO.

OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR NOME COMPLETO E TELEFONE PARA CONTATO PARA O E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

Os irmãos Franceses Auguste Marie Louis Nicholas Lumiére e Louis Jean Lumiére foram os inventores do ” CINEMATOGRAPHE “ ( Cinematógrafo ) – máquina de filmar e projetor de Cinema. Junto com Georges Méliès ( criador do Cinema de Ficção ) são considerados os pais do Cinema.

A primeira apresentação do Cinematógrafo ocorreu em 28 de Dezembro de 1895, no primeiro Cinema, o ” Eden “, mas sua popularização e maior divulgação ocorreu na apresentação no ” Grand Café ” em Paris, com a apresentação de 10 filmes, entre eles ” La Sortie de I`usine Lumiére à Lyon ” ( A saída da fabrica Lumiére em Lyon ). Entre seus filmes, um dos mais representativos foi ” L`Arrives d`un train en gare de la Ciotat ” ( Chegado do Trem à estação Ciotat ) – provocando panico na platéia com a chegada do trem à Estação como se fosse na sala de projeção. De conteúdos de Documentário, Atualidades ou como experiências Cômicas, produziram também ” Le Dejeuner de Bébé ” ( Almoço do Bebe ) e ” L`Arroseur arrosé ” ( Regador ). Após a invenção do Cinematógrafo, os irmãos Lumiére ainda contribuíram e muito para o desenvolvimento técnico e de linguagem no Cinema, com as invenções do Anticromo ( primeiro processo de colorização da fotografia ) a placa fotografica seca, a fotografia ( 1920 ) e o Cinema ( 1935 em relêvo.

IRMÃOS LUMIÉRE

IRMÃOS LUMIÉRE

IRMÃOS LUMIÉRE - APRESENTAÇÃO DO CINEMATÓGRAFO - 1895.

IRMÃOS LUMIÉRE - APRESENTAÇÃO DO CINEMATÓGRAFO - 1895.


This entry was posted on segunda-feira, fevereiro 27th, 2012 at 16:44 and is filed under Arte Moderna. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply