ARTE BRASILEIRA – SÉCULOS XVI, XVII, XVIII E XIX EM SANTOS
MATRÍCULAS ABERTAS PARA A II AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS – 13 DE JUNHO
MAIS INFORMAÇÕES PELO E-MAIL
Reproduzimos agora um depoimento da aluna Natália Bez sobre a Aula de Arte Brasileira em Santos no último dia 23 de Maio.
OS PASSOS DO MESTRE
Passei toda minha infância viajando para Santos, que para mim, até poucos dias, era apenas sinônimo de reuniões calorosas de família. Uma cidade que despertou meu carinho desde muito pequena.
Bem cedo, num domingo, peguei um ônibus com um grupo de alunos e nosso mestre, todos eufóricos com a idéia de ver, fotografar e respirar a arquitetura, a paisagem, as esculturas e a história de uma cidade que já era conhecida. Pelo caminho percebi que, por mais que a cidade fosse familiar nunca tinha conhecido realmente suas ” memórias “.
Conforme os minutos passavam, era fácil perder a completa noção do tempo. Século XVI,XVII, XVIII, XIX?… Onde eu estou mesmo? Será que é na década de 40? A roupa do condutor do bonde indica que sim, mas a paisagem é muito mais antiga.
Era normal se sentir grande olhando para a cidade, de tal altura, que ela mais parecia uma maquete? Era normal entrar em uma rua, onde nenhuma construção tinha menos de cem anos, sem nunca ter imaginado que nosso passado estava próximo?
E de repente, no meio do caminho, deparar com o Edifício da Bolsa do Café, a construção mais luxuosa que já vi … - ou um navio cargueiro, imenso, passando ao lado de um forte com quase 500 anos? Ou descobrir um vilarejo isolado por uma trilha que contorna a montanha ao lado do mar?
Tudo era muito fácil de descobrir com um dedo que nos aponta a direção correta. Todos os caminhos eram impressionantes quando seguíamos os passos do mestre. Tenho certeza que todos se lembrarão daquela viagem com carinho e euforia. Um dia perfeito, para passear e dar uma voltinha pelo passado.
junho 3rd, 2010 at 17:06
Obrigada LO! Foi um lindo passeio!