ARTE BRASILEIRA – SÉCULOS XVI, XVII, XVIII E XIX EM SANTOS

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA A II AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS – 13 DE JUNHO

MAIS INFORMAÇÕES PELO E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

Reproduzimos agora um depoimento da aluna Natália Bez sobre a Aula de Arte Brasileira em Santos no último dia 23 de Maio. 

OS PASSOS DO MESTRE

Passei toda minha infância viajando para Santos, que para mim, até poucos dias, era apenas sinônimo de reuniões calorosas de família. Uma cidade que despertou meu carinho desde muito pequena.

Bem cedo, num domingo, peguei um ônibus com um grupo de alunos e nosso mestre, todos eufóricos com a idéia de ver, fotografar e respirar a arquitetura, a paisagem, as esculturas e a história de uma cidade que já era conhecida. Pelo caminho percebi que, por mais que a cidade fosse familiar nunca tinha conhecido realmente suas ” memórias “.

Conforme os minutos passavam, era fácil perder a completa noção do tempo. Século XVI,XVII, XVIII, XIX?… Onde eu estou mesmo? Será que é na década de 40? A roupa do condutor do bonde indica que sim, mas a paisagem é muito mais antiga.

Era normal se sentir grande olhando para a cidade, de tal altura, que ela mais parecia uma maquete? Era normal entrar em uma rua, onde nenhuma construção tinha menos de cem anos, sem nunca ter imaginado que nosso passado estava próximo?

E de repente, no meio do caminho, deparar com o Edifício da  Bolsa do Café, a construção mais luxuosa que  já vi … - ou um navio cargueiro,  imenso,  passando ao lado de um forte com quase 500 anos? Ou descobrir um vilarejo isolado por uma trilha que contorna a montanha ao lado do mar?

Tudo era muito fácil de descobrir com um dedo que nos aponta a direção correta. Todos os caminhos eram impressionantes quando seguíamos os passos do mestre. Tenho certeza que todos se lembrarão daquela viagem com carinho e euforia. Um dia perfeito,  para passear e dar uma voltinha pelo passado.

Natália Bez
 
 
FORTALEZA DA BARRA GRANDE - SANTOS - 1584.

FORTALEZA DA BARRA GRANDE - SANTOS - 1584.


This entry was posted on terça-feira, junho 1st, 2010 at 18:54 and is filed under História da Arte Geral. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Uma Resposta to “ARTE BRASILEIRA – SÉCULOS XVI, XVII, XVIII E XIX EM SANTOS”

  1. Natalia Says:

    Obrigada LO! Foi um lindo passeio!

Leave a Reply