ARTE BRASILEIRA – O PRINCÍPIO

 

O período pré-colonização ainda nos é pouco conhecido apesar de inúmeras pesquisas em andamento sobre a constituição dos povos que habitavam o Brasil antes de Cabral.

A falta de informações sobre estas sociedades e o processo de extinção destes povos, promovidos desde o início da colonização que os reduziu a poucas tribos,  nos deixou a impressão que seriam formadOs de pequenas aldeias desprovidas de qualquer outra complexidade cultural…

…triste engano!

Pesquisas feitas desde 1992 por Michael J. Heckenberger demolem esta impressão – como podemos ver nesta reconstituição de uma tribo pré-colombiana, no sítio X11, no Xingu, mais conhecido como Kuhikugo ( nome emprestado do povo Cuicuro ). Uma cidade que abrigava mais de 1000 indivíduos, organizada com pomares e áreas de reflorestamento, com irrigação, lago artificial para a pratica da piscicultura e estradas para aldeias próximas, além de um sistema de defesa contra ataques de outras tribos.

 

ALDEIA PRÉ-COLOMBIANA KUHIKUGU - SÍTIO X11, XINGÚ

ALDEIA PRÉ-COLOMBIANA KUHIKUGU - SÍTIO X11, XINGÚ

 

 

 


This entry was posted on segunda-feira, dezembro 28th, 2009 at 19:23 and is filed under História da Arte Geral. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply