ARTE – TEATRO – FRANK WEDEKIND – 1864 – 1918

 

ARTE É VIDA

MATRICULAS PARA OS CURSOS DE FÉRIAS NO

luilopreti@hotmail.com

 

Benjamin Franklin Wedekind foi um Dramaturgo Alemão. Trabalhando em um circo, desenvolveu as habilidades de ator e cantor tornando-se um dos precursores da cena satírica em pequeno formato, apresentando-se no Cabaré ” Die elf Scharfrichter ” ( Os onze carrascos ). Logo tornou-se conhecido pela sátira social e preso devido a publicação de ” Simplicissimus “ e condenado por ” lesamajestade “. É neste momento que Wedekind volta-se para a Dramaturgia, revelando toda sua genialidade. Levou para o palco a luta e a realidade dos excluidos, condenando a burguesia pelos desvios e decadência da República de Weimar. Criminosos, prostitutas, revoltados e transviados, protagonizaram a cena de seu teatro, cheio de cinismo e perversidade, num teor dramático que irá inspirar todo o Expressionismo Alemão. Entre suas obras temos ” Fruhlings Erwachen ” ( O Despertar da Primavera ) de 1891, apresentando a sexualidade como tema. Seguiram-se textos não menos geniais como ” Erdgeist ” ( Espírito da Terra ) de 1895, ” O Saxofonista “ de 1899, ” Die Büchse der Pandora ” ( A Caixa de Pandora ) de 1904, ” Musik “ de 1906, ” Totentanz ” ( A Dança da Morte ) de 1908, ” Schloss Wetterstein ” ( Castelo Wetterstein ) de 1910, ” Franziska “ de 1912, ” Bismarck “ de 1916 e ” Herakles “ de 1917. Sua crítica á sociedade burguesa e a temática da sexualidade posicionaram sua obra no Teatro Moderno como um compromisso ttransformador, revelando as características do seu tempo, tornando-a uma influência para o advento do Teatro Épico.

 

FRANK WEDEKIND

FRANK WEDEKIND

  

frank wedekind - cena de franzizka, veina, 1924.

frank wedekind - cena de franzizka, veina, 1924.

 

FRANK WEDEKIND – CARTAZ DA ADAPTAÇÃO PARA O CINEMA DE ” CAIXA DE PANDORA “, DIREÇÃO DE G.W.PABST, COM LOUISE BROOKS ( LULU ), 1929.

 


This entry was posted on segunda-feira, janeiro 10th, 2011 at 12:34 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply