ARTE – PINTURA – FRANZ MARC – 1880 – 1916

 

ARTE REVELA

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA ( 2 DE OUTUBRO )

MAIS INFORMAÇÕES NO 

luilopreti@hotmail.com

 

Franz Marc foi um Pintor e Gravador Alemão, representante do Movimento Expressionista e membro fundador do Grupo ” Der Blaue Reiter ” ( O Cavaleiro Azul ). Em 1900, estudou na Academia de Belas Artes de Munique, seguindo para Paris onde permaneceu até 1907, identificando-se com a obra de Vicent Van Gogh. Junto aos artístas Vassily Kandinsky e August Macke, fundou em 1911 a revista Der Blaue Reiter, símbolo e instrumento de divulgação das ideias Expressionistas.

Após conhecer o artista Robert Delaunay e sua vocação colorista, passou a imprimir variações de cor em sua obra, destacando-o entre o grupo e conferindo-lhe a caracterização colorista com base na luz. Considerava a Arte uma maneira de investigar o real e atingir sua essência. Utilizou as referências Cubofuturistas de maneira a descrever a natureza em seus fragmentos e ritmos, caminhando em direção à abstração. Fez Xilogravuras e Litogravuras com figuras de animais ( além das Pinturas ), de um colorismo particular, utilizando as cores primarias de forma luminosa. Morreu na I Guerra Mundial e teve sua obra proibida após a ascenção do Nazismo na Alemanha por ser considerada ” degenerada “.

 

FRANZ MARC - LEAPING HORSES, 1911.

 

FRANZ MARC - GEBIRGE, 1911-12.

FRANZ MARC - GEBIRGE, 1911-12.

 

 

FRANZ MARC - YELLOW COW, 1911.

FRANZ MARC - YELLOW COW, 1911.

FRANZ MARC - RED AND BLUE HORSES, 1912.

FRANZ MARC - RED AND BLUE HORSES, 1912.

 


This entry was posted on domingo, setembro 26th, 2010 at 14:15 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply