ARTE – MÚSICA – KARLHEINZ STOCKHAUSEN – 1928 – 2007

 

ARTE EDUCA

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CUSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS ( 26 DE SETEMBRO )

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Karlheinz Stockhausen foi Compositor Alemão. Estudou na Hochschule für Musik Koln e na Universidade de Colônia. Em Paris estudou com Messiaen e de volta à Alemanha foi para a Universidade de Bonn. Compôs música erudita, jazz e música popular, mas seu trabalho inovador concentra-se na musica aleatória, eletrônica, nas composições em série e na espacialização musical.

Entre suas composições encontramos peças para música eletrônica, para atuações ao vivo, em formatos pequenos ou grandes, para solos instrumentais, músicas de câmara, coral e orquestral e ainda Óperas em longa metragens. Temos a série de dezenove peças para piano ” Klavierstücke “, ” Kondra-Punkte “ para dez instrumentos, as peças de música eletrônica concretas ” Gesang der Jünglinge”, ” Gruppen “ pra tres orquestras, o solo de percurssão ” Zyklus, Kontakte “, a cantata ” Momente “ e a grande Ópera ” Licht “ entre inúmeras peças para shows eletrônicos e peças avulsas. É um dos compositores mais importantes do século XX. Ganhou dezenas de prêmios e teve como influências as obras de Igor Stravinsky, Franco Evangelisti e dos poloneses Andrzej Dobrowolski e Wlodzimierz Kolonski.

 

STOCKHAUSEN

STOCKHAUSEN

 

STOCKHAUSEN - TUNNELSPIRA.

STOCKHAUSEN - TUNNELSPIRA.

 

 

STOCKHAUSEN - CONCERTO.

STOCKHAUSEN - CONCERTO.

 


This entry was posted on quarta-feira, setembro 22nd, 2010 at 17:34 and is filed under Arte Contemporânea. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply