ARTE – CINEMA – JEAN EPSTEIN – 1897 – 1953
Â
ARTE RENOVA
MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS ( 26 de Setembro )
MAIS INFORMAÇÕES NO
Â
Jean Epstein foi Diretor de Cinema Polaco-Frances. Educado na Suiça, foi para a França estudar Medicina na Universidade de Lyon. Influenciado pelo Cineasta frances Louis Delluc e pelo Poeta Blaise Cendrars, publica seus primeiros trabalhos teóricos sobre Cinema em 1921 como ” Bonjour Cinéma “, ” La Lyrosophé ” e ” Le Cinematographe vu de l`Elna “. Seu primeiro trabalho como cineasta foi um Documentário sobre a vida de Pasteur e em 1923 filmou ” Coeur Fidêle “.
Em 1928, obtem muito sucesso com seu filme Impressionista ” La Chute de La Maison d`Usher “. Epstein foi um dos pioneiros do Cinema como linguagem artÃstica, compartilhando o gênero da Etnoficção. Filmou ainda ” Finis Terrae “ de 1929, ” L`or des Mers “ ( Ouro dos Mares ) de 1932 e o clássico ” Le Tempestaire “ de 1947. Entre suas obras teóricas encontramos ” Le Cinéma vu de l`Etna “ de 1936, ” Le Cinéma du Diable “ de 1947 e ” L`Espirit de Cinéma “ de 1955. Teve como proposta a mediação mecânica da feitura do cinema como recurso estrutural. Baseou sua estética nas Vanguardas Futurista e Construtivista na captação do visÃvel, dispondo da montagem como suporte mágico de reconstrução deste mesmo visÃvel, criando uma ” partitura “, ou,  uma escritura para sua linguagem.
Â
Â
Â