ARTE – PINTURA – EL LISSITZKY – 1890 – 1941

 

ARTE REVELA

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

El Lissitzky foi um Pintor, Designer, Fotógrafo, Tipógrafo e Arquiteto Russo. Desenhava desde criança estudando na cidade de Vitebsk com o professor de desenho Yehuda Pen. Reprovado pela Academia de São Petesburgo, foi estudar Engenharia Arquitetônica na Technische Hochschule in Darmstadt, Alemanha em 1909. Viajou pela Europa e fez 1200 Km a pé pela Itália observando as paisagens e conferindo o legado arquitetônico italiano.

Co a I Guerra, regressou à Russia como ocorrera com Vassily Kandinsky e Chagall. Com a evacuação de Moscou foi estudar no Polytechnic Institute of Riga, formando-se em Engenharia em 1918. Trabalhou como Arquiteto e Tipógrafo até ser convidado por Chagall a expor em Vitebsk junto com Malevich. Em 1920, Malevich e El Lissitzky fundam o Molposnovis ( grupo de artístas jovens por uma nova arte ), associação Suprematista. Sua Poética, desenvolvida com a abstração geométrica, traduzia-se pelo nome de PROUN, que em suas palavras seria a interação entre Arquitetura e Pintura. Foi a partir desta definição que Lissitzky começou a explorar a tridimensão para dentro da bidimensão na Pintura. Em 1921, retornou para Berlim conhecendo Schwinters ( Dadaísta ), László Moholy-Nagy ( Bauhaus ) e Theo Van Doesburg ( Grupo The Stijl ) ampliando e divulgando as bases do Construtivismo. Trabalhou intensamente nos anos 20 e 30 em Arquitetura, Pintura e Tipografia, através dos princípios Construtivistas não reprresentacionais para uma nova estruturação espacial da composição.

 

EL LISSITZKY - PRO DVA KVADRATA,  1920.

EL LISSITZKY - PRO DVA KVADRATA, 1920.

 

EL LISSITZKY - KUNSTISMUS,  1914 - 24.

EL LISSITZKY - KUNSTISMUS, 1914 - 24.

 

EL LISSITZKY - ETUDE POUR UN PROUN,  1920.

EL LISSITZKY - ETUDE POUR UN PROUN, 1920.

 

EL LISSITZKY - PROUN,  1925.

EL LISSITZKY - PROUN, 1925.

 


This entry was posted on terça-feira, setembro 14th, 2010 at 14:53 and is filed under Arte Moderna. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply