ARTE – DANÇA – TRISHA BROWN – 1936

 

ARTE REVELA NOVOS OLHARES

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Trisha Brown é Coreógrafa e Bailarina dos EUA. Estudou Dança no Mills College e foi aluna de Louis Horst no American Dance Festival. Em 1961, mudou-se para Nova York e participou da fundação do Judson Dance Theater no ano seguinte dançando com Yvonne Rainer e Esteve Paxton. Em 1970 fundou a Grand Union ( Dança Experimental Coletiva ) e formou a Trisha Brown Company. Sua proposta de interação na Dança através do movimento e  gravidade tornou-se a marca estética mais importante do seu trabalho, utilizando espaços públicos de todos os tipos, como em ” Acúmulo “ de 1971, com os bailarinos em pranchas flutuantes em um lago articulando movimentos, ou ainda, em ” Walking on the Wall “ de 1971, com os bailarinos enrolados em chicotes deslocando-se pelas paredes.

Em 1979, criou ” Glacial Decoy “ com Cenários e Figurinos do artísta Robert Rauschemberg, trabalhando gesto e movimento em suspensão. Outra série do início dos anos 80, evidenciou as estruturas rigorosas de movimento, como em uma ” estrutura molecular “ em ” Opal Loop, Son of Gone Fishin “. Seguiu-se ” Set and Reset “ de 1983, com performance da artísta Minimalista Laurie Anderson.

Com articulação de movimentos espaciais criou a série ” Lateral Pass ” e  ” This led to Newark “ de 1987, ” Astral Convertible “ de 1989 e ” Foray Foret “ de 1990. Explorou a natureza do movimento baseado nas ações do cotidiano, mesmo nos ballets para músicas clássicas como em ” M.O. “ de 1995, baseada na música de Johann Sebastian Bach, ou na Ópera ” Orfeu “ de 1998 de Claudio Monteverdi. Criou tambem ” El Trilogy “ de 1998-2000, inspirada no Jazz, que serviu de base para a sua segunda Ópera ” Luci mie traditrici ” de Salvatore Sciarrino. Em 2002, ganhou a Nationl Medal of Arts e em 2004 voltou a trabalhar com a Minimalista Laurie Anderson na peça ” O Zlozony” composta para o Paris Opera Ballet.

 

TRISHA BROWN

TRISHA BROWN

 

TRISHA BROWN - MAN WALKING DOWN THE SIDE OF A BUILDING, 1970.

TRISHA BROWN - MAN WALKING DOWN THE SIDE OF A BUILDING, 1970.

 

TRISHA BROWN COMPANY

TRISHA BROWN COMPANY

 

v


This entry was posted on segunda-feira, setembro 13th, 2010 at 14:22 and is filed under Arte Contemporânea. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply