ARTE – DANÇA – MARTHA GRAHAM II – 1894 – 1991

 

ARTE – UM OLHAR DIFERENTE POR DIA 

Bailarina e Coreógrafa Norte-Americana, foi comparada, pela sua importância para a Dança, como Stravinsky foi para a Música, Picasso para a Pintura ou Frank Lloyd Wright para a Arquitetura. Martha Graham, soube traduzir a consciência da modernidade para o corpo, desenvolvendo um metodo objetivo, capaz de ” acordar e evoluir ” as manifestações sensoriais, para o intérprete capacitar-se e representar a própria expressão emocional. Definia sua Poética com as seguintes palavras:

Eu não quero ser uma árvore, uma flor, uma onda ou uma nuvem. No corpo de um bailarino devemos, como espectadores, tomar consciência de nós mesmos. Não devemos procurar uma imitação das ações cotidianas, dos fenômenos da natureza ou de criaturas exóticas de outro planeta, mas sim alguma coisa deste milagre que é o ser humano motivado, disciplinado e concentrado. A vida, contrariamente à puritana, é uma aventura, uma forma de expansão do homem que exige extrema sensibilidade para ser realizada com graça, com dignidade e com eficácia… O corpo e alma estão implicados de forma indivisível nesta experiência da vida, e a arte pode ser vivida por um ser total. Só uma sensibilidade apurada e exaltada realiza esta concentração no instante que é a verdadeira vida. “

Seu método possibilitou o desenvolvimento de inúmeros outros, formando vários bailarinos e coreógrafos que explorando seus fundamentos, ampliaram horizontes para a Dança Contemporânea. Entre estes artístas encontramos Alvin Ailey, Twyla Tharp, Paul Taylor e o inigualável Merce Cunningham. Teve entre seus colaboradors Aaron Copland e o genial Isamu Noguchi, que soube, numa simbiose perfeita materializar toda a Poética de Graham.

 

MARTHA GRAHAM -  Frontier, 1935

MARTHA GRAHAM - Frontier, 1935

 


This entry was posted on sábado, abril 17th, 2010 at 13:47 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply