ARTE – DESIGN – WILHELM WAGENFELD – 1900 – 1990

 

Design alemão de Bremen, Wagenfeld sempre esteve ligado à produção de Design, primeiro como ourives, depois frequentando os cursos da Bauhaus – Em 1924, durante um workshop do Artísta e Professor László Moholy Nagy desenhou a Lâmpada WG24, considerado o seu trabalho mais conhecido.

Na Bauhaus foi aluno, assistente e depois chefe da Oficina de Metais. Após a formação na Bauhaus no início dos anos 30, especializou-se em vidro criando peças que são produzidas até hoje.

Lecionou na Universidade Nacional de Belas Artes Grunewaldstrasse e trabalhou para grandes empresas na criação de design para bens duráveis. Em 1964 organizou a mostra de Desenho Industrial na Documenta III em Kasssel.

Pensou e criou design dando relevância à qualidade do desenho, a estabilidade,  funcionalidade, ao acabamento,  com a qualidade de um ourives,  em todos os seus mais de 600 projetos.

 

WILHELM WAGENFELD - Teapot ( Chaleira ), 1932

WILHELM WAGENFELD - Teapot ( Chaleira ), 1932


This entry was posted on sexta-feira, janeiro 29th, 2010 at 00:53 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply