ARTE – MÚSICA – CLAUDE ACHILLE DEBUSSY – 1862 – 1918 – PARTE I
Â
Jovem ainda, em 1873, Debussy recebe o grande premio de Roma. Retornando à Paris em 1887, depois de uma estadia na Russia para estudar a obra de Mussorgsky, passa a frenquentar os encontros na casa do poéta Mallarmé – ” Les Mardis ” ( saraus da terça feira ). Tambem o influencia o compositor Wagner, com ” Tristão e Izolda “, Brahms e a música Oriental.
Podemos considerá-lo um músico Impressionista pelas várias passagens melódicas de um instante, como se a melódia fosse dissolver-se. Entre suas obras temos: ” Le Mer “ ( 1905 ), ” Suite bergamascque “ ( 1889 – 1905 ) e ” Prélude à l`aprés-midi d`un faune “ ( 1892-1894 ), obra essa, segundo Pierre Boulez, que dá inÃcio à Música Moderna –  este Prelúdio traduz para a música o poema ( do mesmo nome ) de Stephane Mallarmé.
Debussy denominou a peça Prelúdio e segundo ele é a música de um poema com “…com sucessivos cenários por onde se movem os desejos e os sonhos do fauno no calor da tarde “.
 Com uma obra diversificada, criou peças para orquestra, música de câmara e para instrumentos solos, música para piano, canções e música coral, obras cênicas e música incidental. O ” Prélude à l`aprés-midi d`un faune ” é uma peça sinfonica para –  flauta, oboés, corne inglês, clarinetes, fagotes, harpas, violinos, violoncelos e contrabaixo.
Â